A batata é um alimento versátil, rico em carboidratos e altamente popular em todo o mundo e é preparado e servido das mais diversas formas. Quando fresco, o tubérculo possui cerca de oitenta por cento de água e vinte por cento de matéria seca, da qual a maior parte é amido. A quantidade de proteínas da batata, quando desidratada, é comparável à dos cereais e é bem alta em relação a outros tubérculos e raízes. Além disso, a batata possui pouca gordura e é rica em vários micronutrientes, especialmente vitamina C (quando consumida com a pele, uma batata de cerca de 150 gramas fornece quase a metade da dose diária recomendada.). A batata é também uma fonte moderada de ferro, e a vitamina C promove a absorção do mineral. O tubérculo é, ainda, uma fonte básica das vitaminas B1, B3 e B6 e minerais como potássio, fósforo e magnésio, além de conter fibras dietéticas e antioxidantes, que previne as doenças relacionadas ao envelhecimento.
Mas, o que quero mesmo é saber qual tipo de batata usar para esta ou aquela receita. Vamos lá sr. google!
Ágata: É oval, de casca amarela e polpa clara. É recomendada para cozidos, ensopados ou sopas. Por ser aguada não é boa para massas.
Asterix: Tem formato oval e comprido, casca avermelhada, polpa amarela clara. Possui consistência sólida e mais seca, por isso é ótima para se fazer batata frita. Muito saborosa é resistente ao congelamento. Vai bem tanto cozida, assada ou frita.
Atlantic: Formato oval, polpa branca, casca ligeiramente áspera. Utilizada especificamente para o preparo de “chips” ou rodelas fritas.
Baraka: Oval, de polpa e cascas amarelas claras. Indicada para todo o tipo de preparo por sua polpa ser firme e mais seca. Boa pra frituras.
Para preparar um nhoque macio e saboroso, é fundamental utilizar um tipo de batata adequado para este prato.
A batata baraka é ideal para fazer nhoque por conter pouca água.
Bintje: Considerada a rainha das batatas tem formato alongado, casca amarela e polpa amarela clara firme e com pouca água. Fica ótima cozida, assada e frita, além de ser a preferida para purês cremosos e consistentes.
Conforme a Associação Brasileira da Batata, são essas as principais encontradas no Brasil atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário me faz feliz!