O betacaroteno é um pigmento carotenoide antioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A.
Tem sido descobertas grandes propriedades para o betacaroteno nas pesquisas das quais é alvo. Sabe-se hoje que ele é um antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras
O betacaroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento.
As principais fontes de betacaroteno são:damasco, cenoura,abóbora, beterraba,mamão, manga e batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho,espinafre, agrião e brócolis.
Consumir grande quantidade de betacaroteno não é perigoso para o organismo. O único efeito colateral conhecido pelo excesso do mesmo é o aparecimento de uma coloração amarelada na pele, que é inócua e não deixa sequelas, que desaparece com a redução do consumo, denominada por hipercarotenodermia.
Contudo,o consumo de quantidades diárias de 30mg sob a forma de suplementação farmacológica de betacaroteno, por parte de fumadores, foi associado a um aumento de risco de cancro de pulmão. Por outro lado a ingestão fisiológica de betacaroteno, pela alimentação, não tem este efeito
Wikipédia
Oi Malu!!!
ResponderExcluirÓtimo post, vale mesmo a pena ter consciência de que podemos ter uma vida melhor começando pela alimentação!!!
Beijos! =)
Fiz um curso de Nutrição Funcional e tenho muita coisa legal para dividir. Aos poucos vou postando. Bjin
ResponderExcluirSem dúvida que somos aquilo que comemos!
ResponderExcluirOlá raquel Volte sempre! Bjin
ResponderExcluirOi, Malu!
ResponderExcluirFoi com imensa alegria que recebi a sua visita. Mais feliz ainda com o seu comentário.
Volte sempre! Pois eu também tenho saudades de nossas trocas pedagógicas.
Com certeza vou comentar com a supervisora e com meus alunos sobre a sua visita.
Um grande abraço,
Joyce