Instagram

segunda-feira, 12 de abril de 2010

História de família

Conheça um pouquinho mais da família Belo lendo o que tia Lígia, irmã da mamãe, conta para o jornal Estado de Minas e 
aprenda esta receita de família.







PÁSCOA

Delícia que veio do rádio
No fim dos anos 30, Josefina Amaral Belo, a vovó Fina, gostava de ouvir um programa que se chamava"A voz da beleza" e era apresentado por Léa Silva, na Rádio Nacional. Era um programa para mulheres, em que a locutora ensinava muitas receitas. Foi assim que surgiu a história do delicioso bacalhau com pão.
Quem a conta e faz o prato é Lígia, filha da vovó Fina. Hoje, aos 84 anos, ela preserva a tradição de família.
"Mamãe gostava de culinária e de experimentar. Para ela, não existia outra coisa a não ser o bacalhau. E o papai adorava. Comprava sempre um senhor bacalhau", lembra Lígia, que faz a receita há décadas. 
A família gosta tanto que ultimamente a iguaria está presente em todas as datas comemorativas. Desde a época em que morava em Ressaquinha, na Zona da Mata, até hoje, em Belo Horizonte, o prato é companhia certa. E, diante do ingrediente principal, nada como aproveitar a Páscoa para testar a receita. Lígia mostra que o pãozinho molhado no azeite e aromatizado pelo peixe fica uma coisa de louco. Um prato simples, mas que faz muito sucesso. Uma dica preciosa é usar um bom bacalhau, com postas bem altas.
Como fazer bacalhau da vovó
Cortar a baguete em fatias grossas e fazer torradas com manteiga. Pôr em um pirex, em camadas, a batata, o bacalhau dessalgado, as torradas, os ovos e as cebolas. Acrescentar azeitona a gosto. Regar com azeite e levar ao forno quente por uma hora. Enfeitar com ovos cozidos fatiados.

Receita Fornecida por Maria Lígia Belo Couto,
da Savassi: (31) 3221-6261 begin_of_the_skype_highlighting              (31) 3221-6261    



Publicada no Estado de Minas - Sabores de Minas

8 comentários:

  1. Malu,
    A receita parece ser muito boa.
    Amo bacalhau.
    Vai ser minha próxima experiência.
    Depois conto o resultado.
    Beijos
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu, eu li mesmo no caderno especial de receitas e me pareceu ótima. Parabéns, esta família não é fácil mesmo!!!! Bjinho

    ResponderExcluir
  3. Já provei essta receita da vovó Ligia, é maravilhosa! Mas que conhece a vovó se encanta. Parabéns mamãe.Sua filha Rosana.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Malu, gostei de ler e saber que sua tia faz este prato que imagino ser uma delícia! Acho que já comi na sua casa ou outro prato parecido com este. Gostar de cozinhar parece ser um dom de família. Acertei?
    Bjos,
    Juçara

    ResponderExcluir
  6. Malú,usando a internet agora á noitinha nem sei como... deparei-me com seu maravilhoso blog! Adorei!!!Claro q vou experimentar loguinho a receita de bacalhau de minha grde e querida amiga Ligia!
    Parabéns pelo blog!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  7. Tudo com bacalhau é muito bom, mas com pão deve ser melhor ainda. Adorei a sugestão e vou fazer logo para experimentar.
    Beijos
    Heliane

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Malu! É tão gostoso postar notícias da família que faz e acontece, não é mesmo? Abraço, joyce.

    ResponderExcluir

Seu comentário me faz feliz!