Instagram

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Falando de Nutrição I

Betacaroteno   















betacaroteno é um pigmento  carotenoide antioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A.
Tem sido descobertas grandes propriedades para o betacaroteno nas pesquisas das quais é alvo. Sabe-se hoje que ele é um antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras
O betacaroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento.
As principais fontes de betacaroteno são:damasco, cenoura,abóbora, beterraba,mamão, manga e batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho,espinafre, agrião e brócolis.
Consumir grande quantidade de betacaroteno não é perigoso para o organismo. O único efeito colateral conhecido pelo excesso do mesmo é o aparecimento de uma coloração amarelada na pele, que é inócua e não deixa sequelas, que desaparece com a redução do consumo, denominada por hipercarotenodermia.
Contudo,o consumo de quantidades diárias de 30mg sob a forma de suplementação farmacológica de betacaroteno, por parte de fumadores, foi associado a um aumento de risco de cancro de pulmão. Por outro lado a ingestão fisiológica de betacaroteno, pela alimentação, não tem este efeito
Wikipédia

5 comentários:

  1. Oi Malu!!!
    Ótimo post, vale mesmo a pena ter consciência de que podemos ter uma vida melhor começando pela alimentação!!!
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  2. Fiz um curso de Nutrição Funcional e tenho muita coisa legal para dividir. Aos poucos vou postando. Bjin

    ResponderExcluir
  3. Oi, Malu!
    Foi com imensa alegria que recebi a sua visita. Mais feliz ainda com o seu comentário.
    Volte sempre! Pois eu também tenho saudades de nossas trocas pedagógicas.
    Com certeza vou comentar com a supervisora e com meus alunos sobre a sua visita.
    Um grande abraço,
    Joyce

    ResponderExcluir

Seu comentário me faz feliz!