Instagram

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mel, abelhas, saúde, receitas e muito mais


O mel é riquíssimo em elementos nutritivos, devendo constar da dieta de todos, principalmente na de quem sofre de estresse e cansaço, com exceção de pessoas diabéticas. Contém água, glicose, sacarose, potássio, ferro, sódio, enxofre, cloro, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e substâncias que agem como antibióticos naturais.
Tudo isso é inerente a qualquer tipo de florada. Todo mel de abelhas puro contém todos esses nutrientes, independente de ser assa-peixe ou silvestre. A escolha vai de acordo com o gosto de cada um.
O mel ajuda a desintoxicar e favorece a digestão, sem sobrecarregar o organismo, podendo ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos. É um dos melhores e mais eficientes contra os efeitos da gripe e resfriados. É também um ótimo complemento alimentar.
A cristalização do mel (chamada popularmente de mel "açucarado") é uma garantia da pureza do mesmo, podendo ser utilizado desse modo sem perda de nenhum de seus benefícios. Caso não queira consumi-lo assim, coloque ao sol até às 11h e depois das 15h, ou em banho-maria até a temperatura de 40º.
Não poderia deixar de colocar algumas receitinhas com mel

Receita de Banana Caramelada com mel
Ingredientes:
• 1 unidade(s) de banana nanica em rodelas
• quanto baste de mel
• quanto baste de canela-da-china em pó para polvilhar
Preparação:
Em uma frigideira coloque um pouco de mel e em seguida coloque a banana em rodelas. Deixe aquecer até a banana murchar.
Sua sobremesa está pronta.
Experimente colocar a banana caramelada ainda quente em cima do sorvete de creme.
Uh!!!!! É irresistível!!!!!!!!!!!!!

Xarope de agrião com mel (para tosse)
Colocar, em prato fundo, camadas alternadas de folhas de agrião e açúcar refinado (suficiente para cobrir o agrião). Fazer isto até encher o prato. Colocá-lo sobre uma panela com água e cobri-lo com outro prato. Aquecer a panela até ferver a água. Diminuir o fogo até secar as folhas. Coar após espremer bem. Acrescentar, ao coado, mel em proporções iguais, isto é, 1 parte de coado: 1 parte de mel.


BOLO DE MEL DELICIOSO
Ingredientes: 6 claras, 1 xícara de açúcar, 6 gemas, 1 xícara (chá) de mel, 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 xícara (chá) de castanhas de caju ou do Pará moídas.
Modo de Fazer: Bater as claras em neve. Sempre batendo, junte o açúcar aos poucos, como se fosse fazer suspiro. Depois, adicione as gemas, uma de cada vez. Sempre batendo, junte o mel, a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó e o óleo. Pare de bater e junte as castanhas moídas, mexendo levemente até misturar bem. Leve ao forno moderado em forma untada e polvilhada com farinha por 45 minutos aproximadamente.

Agora para meus amigos professores

Não deixem de visita o link http://www.smartkids.com.br/especiais/abelhas.html você terá uma aula completa sobre abelhas para motivar seus alunos a fazerem uso do mel e ainda ficarem mais espertos.

Bjos bem doces
                                                Malu

3 comentários:

  1. Malu, adorei o artigo, as receitas e a dica para professores. Mais uma chamada no blog da escola não poderia faltar... Espero sua visita e sua participação na campanha de brinquedos educativos para a escola. Abraço, Joyce.

    ResponderExcluir
  2. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir
  3. Malu, é sempre bom receber a sua visita e o seu apoio, AAbraço, Joyce.

    ResponderExcluir

Seu comentário me faz feliz!