Instagram

sábado, 20 de setembro de 2014

Rosca do Alê


Fiz hoje está receita para levar amanhã para meu genro Alessandro que está com desejo. Deram 3 roscas. Vou passar a receita que é muito antiga, tirei do caderno da minha avó materna, vovó Fininha.

Rosca doce




1 Kg de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
5 ovos grandes ou 6 pequenos (usei 6)
2 colheres cheias de manteiga
50 g de fermento biológico (usei um pacotinho)
1 colhe (de café rasa) de sal
1 gema para pincelar (uso misturada com manteiga)
Açúcar cristal para polvilhar

Bati no liquidificador o leite, o leite condensado, a manteiga, sal, o fermento
e os  6 ovos.
Coloquei em uma bacia e usei exatamente 1 quilo de farinha de trigo para dar o ponto na massa. Chamei meu batedor manual ( meu marido) que deu um bom trato na coitadinha . Deixei crescer ( eu aprendi com vovó a colocar uma bolinha de massa num copo de água, quando ela subir a massa está pronta,).
Bolinha flutuando, montei 3 roscas de trança. Coloquei outra bolinha na água. Quando subiu foi só passar a gema e colocar açúcar por cima. 
Forrei o tabuleiro com papel manteiga. Nem precisa untar.Forno 200 graus.

Obs: Deixe o copo de água perto na massa= mesma temperatura.
Se não tiver um batedor manual, faça um pouco de exercício que seus músculos agradecem.
 Falando sério. Não faça pão se não estiver com vontade e num ótimo dia, sua energia vai para massa  e ela responde  o que você passou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me faz feliz!