Instagram

domingo, 3 de novembro de 2013

Batata doce

Tenho lido e escutado tanto sobre batata doce que resolvi pesquisar um pouco sobre este tubérculo tantas vezes esquecido por mim.
Hoje comi batata doce assada no forno, embrulhada em papel alumínio. Ficou uma delícia, servi com supremo de frango e folhas.




A nutricionista clínica e especialista em medicina natural tradicional Michelle Schoffro Cook lista 8 motivos para começar a amá-lo agora mesmo.

vamos ver quais são estes motivos.


1 – É antioxidante

A batata-doce retarda o envelhecimento, porque contém um tipo específico de proteína que atua justamente diminuindo os sinais da idade, de acordo com a nutricionista.

2 – Reduz inflamações

Um estudo realizado com animais provou que o consumo da batata-doce ajudou a reduzir inflamações no cérebro e em diversas partes do sistema nervoso.

3 – É rica em beta-caroteno

Quando se fala em beta-caroteno, a primeira associação que se costuma fazer é com a cenoura. De fato, a coloração alaranjada tanto da cenoura quanto da batata-doce denuncia a presença dessa substância no vegetal.
O beta-caroteno é “o precursor da vitamina A no organismo e ajuda a garantir um sistema imunológico saudável e uma pele ótima”, explica Cook, que completa: “uma pequena quantidade de gorduras naturais como o azeite extra virgem ajuda a aumentar a absorção de beta-caroteno”.

4 – Reduz o fibrinogênio

O fibrinogênio é uma proteína presente no sangue, e desenvolve um papel importante na coagulação. Quando em excesso, ele pode causar diversas doenças do coração. A batata-doce diminui a concentração dessa proteína no sangue e, dessa forma, ajuda a prevenir essas doenças, além de problemas como a esclerose múltipla e a fibromialgia.

5 – Reduz a quantidade de açúcar no sangue

Embora tenha “doce” no nome, a batata-doce nada tem de vilã para os diabéticos, pelo contrário. De acordo com estudos recentes, ela ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue, mesmo em diabéticos.

6 – Fortalece o sistema imunológico

Cook explica que a batata-doce contém muita vitamina C, composto fundamental na formação dos ossos do corpo, que também auxilia a digestão e a cicatrização. Consumir vitamina C fortalece ainda o sistema imunológico.

7 – Aumenta a quantidade de anticorpos

Para a nutricionista, outro dos benefícios da batata-doce é a grande quantidade de vitamina B6. Este composto aumenta a produção de anticorpos, responsáveis por combater as mais diversas doenças. A vitamina B6 também regula o funcionamento do sistema nervoso e acelera a produção de hemoglobina, que transporta oxigênio para as células por meio do sangue.

8 – Contém mais minerais – e menos calorias – que a batata comum

A batata-doce contém, apenas para citar alguns exemplos, minerais como o ferro, o potássio e o magnésio, além de conter menos calorias que a batata comum. Por isso, incorporá-la à rotina é uma maneira de enriquecer sua alimentação sem prejudicar sua dieta. Escolha sua receita preferida e bom apetite.

A batata doce, antes limitada às festas juninas, vem ganhando cada vez mais espaço e importância no cardápio das pessoas, sobretudo daquelas que praticam esportes e querem emagrecer.
Tudo isso começou depois de uma pesquisa realizada pelo College of Agriculture and Life Scienses, nos Estados Unidos, que identificou que a batata-doce pode ajudar no processo de emagrecimento. Graças ao seu baixo índice glicêmico, também conhecido como IG, o alimento é digerido mais lentamente, aumentando a sensação de saciedade e combatendo a obesidade. Além disso, ela libera glicose de forma gradual evitando seu armazenamento no corpo que se transformaria em gordura.

Para se ter uma ideia, a batata-doce possui 5 vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Quando comparada à mandioca, a batata-doce ganha em quantidade de fibras, cálcio, proteína, fósforo e potássio, que estimulam o intestino, auxiliando no controle do diabetes e do colesterol e ajudando a emagrecer.Depois disso, a batata-doce passou a ser considerada a queridinha dos atletas, considerada como a fonte de carboidrato ideal e deixando os outros tubérculos para trás quando se compara seus níveis de nutrientes.
Enquanto os alimentos com alto índice glicêmico estimulam o aumento de açúcar no sangue, forçando o pâncreas a trabalhar em dobro afim de produzir insulina, substância responsável por levar o açúcar para dentro das células, a batata-doce, que possui baixo índice glicêmico, faz com que o açúcar seja absorvido na medida exata, fornecendo ao corpo energia de forma equilibrada, sem provocar picos de glicose, evitando a produção de grandes doses de insulina e aumentando a disposição para a prática de atividades físicas.
na dieta, o que explica o sucesso é o fato de que, apesar de ser um carboidrato, a batata-doce se comporta como uma fibra insolúvel que resiste às enzimas do intestino. Esse amido também combate o colesterol LDL e os triglicérides, contribuindo com a prevenção de doenças cardiovasculares.
Vou postar em breve algumas receitas legais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me faz feliz!