Instagram

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Temperos e receitas -Alho Poró



É um vegetal que pertence à família do alho e da cebola e é conhecido também como alho-francês. Seu sabor é deliciosamente suave e delicado. Também é muito utilizado na preparação de risotos, caldos, quiches e saladas.
Dez anos atrás, saborear uma receita com o alho--poró era um privilégio. O ingrediente, quase exclusivo dos chefes de cozinha, era caro e difícil de ser encontrado.
 Felizmente, os tempos mudaram: hoje em dia, seu status se transformou, e a hortaliça parente da cebola e do alho, de nome Allium porrum, está disponível até mesmo em feiras livres e sacolões. Fazendas e hortas passaram a cultivá-lo, algumas até sem o uso de agrotóxicos, e inclusive em uma versão miniatura, saborosa e tenra. Foi a popularização de um artigo nobre, mas muito simples de usar. 
Com qualidades nutritivas, o alho-poró carrega em suas raízes uma história de mais de 5.000 anos. Alguns pesquisadores discordam sobre sua origem, mas sabe-se que foi cultivado no Oriente Médio e também na Europa – em cada local, provavelmente, com espécies um pouco diferentes.
 Apreciado pelos antigos egípcios, gregos e romanos, o alho-poró mereceu até citação na Bíblia, em que é mencionada a falta que ele fazia aos judeus que atravessavam o deserto.
 Atualmente, é cultivado em quase todas as regiões do planeta, inclusive no Brasil. A hortaliça se assemelha à cebolinha verde, mas suas folhas são maiores e os talos mais espessos. Lembra também a planta do alho, mas não produz o bulbo com dentes, e cresce com as folhas sobrepostas umas às outras na base até formarem um talo redondo, que em contato com a terra torna-se bojudo.
 Seus talos brancos e compridos, a parte comestível, têm sabor adocicado que lembra ligeiramente o da cebola, numa variante mais suave. As folhas mais duras, verde-escuras, devem ser desprezadas, ou melhor, usadas para aromatizar caldos caseiros de qualquer sabor (carne, frango, legumes ou peixe).
 O vegetal pode ser preparado inteiro ou fatiado, refogado, cozido ao vapor ou assado, e seu cozimento deve sempre ficar al dente, para que não perca a textura e o sabor delicados (além de evitar que exale um cheiro forte de enxofre). 
Também é ótimo para recheio de tortas, cremes, suflês e risotos. O vinagrete de alho-poró é criativo e suave, vai bem com peixes e carnes brancas. 

Definitivamente, o alho-poró conquistou a mesa dos brasileiros. Seu sabor suave e versátil tornou o vegetal o principal diferencial de receitas como sopas, quiches e cremes. E por trás deste sucesso, existe uma deliciosa tabela de benefícios para a sua saúde.


Consumido há milênios por gregos e egípcios, o alho-poró pode equilibrar os níveis de colesterol LDL, prejudicial à saúde, e HDL, o colesterol bom. Excelente opção para conter doenças cardíacas, derrames e evolução de quadros negativos da diabetes, como o entupimento das artérias. Eficaz também contra problemas mais corriqueiros como má digestão, gripes, resfriados e elevada pressão arterial.
Gestantes devem consumir alho-poró
De baixo teor de gordura e vaso dilatador, o alho-poró é indicado para prevenir a eclampsia, doença desencadeada em gestantes com dificuldade de controlar a pressão arterial. O alho-poró é ainda diurético e previne o câncer de ovário.
O segredo pode estar nas fibras
Outra curiosidade é que o alho-poró é uma das melhores fontes de fibra dietética, tipo distinto de hidratos de carbono que auxilia nas funções digestivas e no metabolismo. A quantidade de fibras também é responsável pela sensação de saciedade ao se consumir o vegetal.
Da mesma família do alho e da cebola, o alho-poró que possui ainda fibras, ácido fólico, vitaminas A, C (32% a cada 100g, bastante elevado) e do complexo B. Minerais essenciais também são encontrados como magnésio, manganês, zinco, cálcio, potássio, ferro e fósforo. Outra substância funcional, a alicina, de ação anti-inflamatória e que colabora com o bom funcionamento do sistema imunológico, também está presente na hortaliça.

Cestinha de alho-poró

































































Cestinha de alho-poró
Cestinha de alho-poró:
 entrada para uma recepção em sua casa
Foto: Codo Meletti

Ingredientes:

Massa básica:. 6 fatias de pão de forma sem casca cortadas horizontalmente
. Manteiga a gosto para untar
Cestinha de alho-poró: . 2 alhos-porós (a parte mais clara)
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 colher (sopa) de farinha de trigo
. 1/2 xícara (chá) de leite
. Sal e noz-moscada a gosto
. 1 caixa de creme de leite
. 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
. 1 pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas

Modo de preparo:

Massa básica: Coloque uma fatia de pão de forma sobre uma tábua. 
Passe o rolo de abrir massa sobre ela e pressione para esticá-la. Não afine demais. 
Com um cortador de biscoitos de 7 cm de diâmetro, pressione a massa e recorte rodelas.
 Cada fatia rende até três bases para as cestas. Forre forminhas de empada com as rodelas de pão. Pincele a massa com manteiga derretida e leve ao forno aquecido para dourar.
Cestinha de alho-poró: Refogue o alho-poró picado no azeite. Junte a farinha e mexa. Aos poucos, adicione o leite. Mexa e tempere com sal e a noz-moscada. Ponha o creme de leite e a pimenta picada. Misture e recheie as cestinhas. Decore com a pimenta em rodelas e sirva.
Fonte: mdemulher

Fritada de Alho Poró







































Ingredientes:

- 1 alho-poró, lavado e cortado em fatias finas
- 1 colher (chá) de azeite
- ½ xícara de salsinha picada
- ¼ xícara de ricota
- Pimenta do Reino a gosto
- 4 ovos inteiros
- 8 claras de ovo levemente batido
- Sal a gosto
- 300g de batatas descascadas, cozidas, em cubos
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Como Fazer:

Em uma panela, coloque o azeite e cozinhe o alho-poró
por aproximadamente 4 minutos.
 Retire do fogo e deixe esfriar. Misture a salsa, o queijo, 
a pimenta, os ovos
Tempere com sal. Delicadamente misture as batatas. 
Em uma frigideira, aqueça a manteiga e  adicione a mistura. 
Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até que 
chegue ao ponto que desejar. Com ajuda de um prato, 
vire a fritada para dourar o outro lado.

QUICHE DE ALHO-PORÓ COM ALECRIM

Quiches são fáceis de fazer e muito saborosas. 
Nesta, a combinação do alho-poró com o alecrim fica uma delícia.

Autor: Panelinha




PARA A MASSA

Ingredientes

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g / 1/2 tablete de manteiga
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de água fria

Modo de Preparo

1. Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa.

2. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível (20 cm de diâmetro) com a massa. Para abrir a massa, use as mãos em vez do rolo.

3. Leve a fôrma forrada com a massa à geladeira e comece a preparar o recheio.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

2 alhos-porós
2 colheres (sopa) de alecrim
1 colher (sopa) de azeite
4 ovos
400 ml de creme de leite fresco
sal e noz-moscada a gosto

Modo de Preparo

1. Com uma faca afiada, corte os alhos-porós em rodelas finas.

2. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, acrescente as rodelas de alho-poró e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione o alecrim e mexa por mais 3 minutos. Tempere com sal, desligue o fogo e reserve.

3. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela, junte o creme de leite fresco e os ovos e misture bem com um garfo até ficar homogêneo. Tempere com sal e noz-moscada.

4. Retire a fôrma da geladeira. Distribua as rodelas de alho-poró na fôrma para que todo o fundo fique coberto. Em seguida, despeje a mistura de ovos com creme de leite sobre o alho-poró.

5. Leve a fôrma ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície da quiche fique dourada.

Risoto de alho poró e cogumelos

Ingredientes:


  • -1 dente de alho amassado
  • -200g de cogumelos paris picado
  • -1 alho poró cortado em rodelas
  • -caldo de legumes o quanto baste 
  • -2 xícaras de arroz arbóreo
  • -Sal e pimenta a gosto
  • -Queijo provolone ralado

Modo de Preparo:

Em uma panela alta coloque um pouco de azeite apenas para refogar os legumes. Coloque o alho, o alho poró e os cogumelos.



Refogue até que fiquem levemente dourados.
 Acrescente o arroz e vá colocando o caldo de legumes, aos poucos, 
de concha em concha, mexendo sempre até que o arroz esteja cozido. 
Tempere ao seu gosto. Acrescente o queijo, mexa e sirva imediatamente.




Um comentário:

  1. Oi, Malu!
    Delícia o seu blog!
    Sempre que posso estou aqui para acompanhar as dicas culinárias e outras mais.
    Mas hoje a visita tem um motivo especial, é para agradecer os votos de sucesso no meu mais recente trabalho.
    Obrigada por continuar me acompanhando, isto me deixa muito feliz.
    Abraço,
    Joyce

    ResponderExcluir

Seu comentário me faz feliz!